sábado, 23 de maio de 2015

5 COISAS QUE APRENDI COMO DESENHISTA



5 COISAS QUE APRENDI COMO DESENHISTA



1_ TALENTO X VOCAÇÃO
Desenhar torna-se uma facilidade no manejo e execução de uma ou mais tarefas  no papel ou qualquer que seja a superfície, hoje muitas pessoas nunca fizeram cursos ou oficinas e tem capacidade de amadurecer o seu trabalho. Vocação e uma qualidade rara em alguns artistas tem impulso de produzir o tempo todo aprofundadas com estimulo, perpetuado como uma digital impressa e permanente de quem viver atarefado e motivado a fazer aquilo o tempo todo sem desmotiva, o que levar a ser recompensado pelo esforço de supera seus próprios limites, boa parte deles impostos por nós mesmos.

2_ ESBOÇE BASTANTE (SCRETCH BOOK)

Algo que no meu ver desmotiva muitos desenhistas, ainda e o perfeccionismo, que gera o chamado bloqueio criativo, para combater esse tipo comum de mal estar deve-se ter um caderno pequeno (que caiba no seu bolso) sem problemas de desenhar ou fazer anotações de canetas. O Ideal e você ser condicionar o tempo a desenhar independente de lugares ou posturas, sem você ser incomodar com quem estar observado, der repente pode fazer boas amizades. Os melhores profissionais sempre têm o seu diário de bordo que nada mais e do que o ‘’caderno de bolso’’ onde fazem suas análise e reflexões daquilo que precisam ou não melhora ou fazer. É uma boa oportunidade de divulgar o seu trabalho as outras pessoas, desprendidos de pretensões de ganhar ou não dinheiro, e um diário de registro pessoal e somente seu.

3_ SER PLANEJE! FAÇA CURSOS OU OFICINAS

Seja humilde; reconheçam que esse universo ele e imensamente grande e cheio de possibilidade, o ideal e você procura ser programa, saia da sua zona de conforto, leia livros, revistas, freqüentes cursos, mesmo que seja desses relâmpagos em eventos. Não ser prendar a um único estilo de desenho, treine muito perspectiva e acima de tudo o Desenho Digital por que são essas áreas que ser tem mais carência de profissionais no mercado e mais ferramentas disponíveis para você trata seus trabalhos de acordo com a necessidade (Free-Lanche).

4_ ORGANIZE A SUA ÁREA DE TRABALHO (MINI STUDIO)

A Postura e ergonomia são maneiras de você mantém disponível a produzir constantemente, mais isso não e tudo, o cuidado são fatores fundamentais para não comente certos deslizes, teste suas canetas e tintas em superfície de pedaço de papel. A limpeza de seu ambiente e essencial, não ser esqueça que canetas, réguas, grafites, e outros materiais que são frágeis.

5_ BUSQUE SER INDEPENDENTE EM SEU PROJETO

Uma das coisas que gera motivação em muitos artistas e querer ser famoso, tire isso da sua cabeça. No momento o que você dever busca e seu próprio espaço para divulgar seu trabalho, nesse sentido os concursos das editoras são um ponta pé inicial; mas também não quer dizer que você dever viver sempre entorno disso com única possibilidade de acessão no mercado. Entenda como uma alternativa, o ideal e você manter um portfólio ou blog sempre atualizado com seus trabalhos, e um meio precioso que poder lhe abri diversas portas para novas parcerias, ser você tiver uma boa gama de leitores e seguidores no momento oportuno eles poderão ter da o maior apoio e retorno que você nem imaginar na sua jornada. O reconhecimento só vem na medida em que você ser esforça para não rompe esse vinculo, lembre que seu leitor também e o seu guia, valorize a opinião deles.

OPA! 5 ANOS DE SUCESSO


Acerca de 5 anos atrás enfrentado uma crise terrível em meios as dificuldades decidir aposta e meu empreendimento, no primeiro momento nunca almejei ganhar rios de dinheiro ou popularidade com isso, porem sempre procurei investi o pouco que tinha em novas ideias inovadoras na maneira de achegar as possibilidades e poder difundi-las com a maior vocação aos demais, sempre colei minhas metas no mural de meu local de trabalho (10 Mandamentos do sucesso) e buscar segui-los não importa o que aconteça. 

Devemos de fator viver um dia de cada vez, a arte assim como a vida é fases e processo, quanto mais tempo você passar em uma fase mais você atrasar a sua evolução, deve-se esforça sempre para sair da zona de conforto e conformismo que alguns artistas vivem. Nunca deixe para amanhã a idealização dos seus sonhos, assim que você de um primeiro passo você dever deixar muitas bagagem ou coisas que não fazem sentido algum para o crescimento, cria uma rotina acerca de suas metas e foque sempre nisso.

Eu vejo muita gente desistir no primeiro obstáculo que lhe aparecer alguns são ate fúteis por que a pessoa ainda ser preocupam muito com a insegurança do que os outros vão pensa um artista de verdade deve viver falando de arte e procura esquecer os problemas da vida, claro que ninguém e de ferro e todas as escolhas envolvem perdas. Não pense que foi fácil pra mim perde pessoas importantes da minha família, e a vida e ela seguir o seu curso e nos deixam ensinamentos. 

Não penso em lagar o desenho e nem ligo pra teoria de fulano ou sicrano a respeito do que e ou não e Arte ou Cultura, e esses modelos imposto que pra mim não passar de maneiras de boque-a a sua criatividade mantê-lo preso em ‘’discurso de gaiola’’ ser tenho a possibilidade der repassar minhas mensagem ou aprendizados as pessoas e conseguir resultado com isso minha missão estar cumprida. O meu lema sempre foi rompe com essas barreiras, o artista que ser preza deve possuir maturidade e discernimento do seu trabalho ser prende-se a estilos ou teorias, por somos seres únicos ninguém pensa ou viver das mesmas maneiras esse ambiente caos da mídia envenena a nossa fonte de criatividade com padrões e valores estereotipados por trás de toda essa cadeia capitalista contemporânea. 

Uma das coisas que mais me emocionou e motivou na vida foi comentário de colegas e familiares dizendo que a maior frustração da vida deles foi não ter vivido tempo suficiente para ver que aquele rapaz que andava com suas pastas cataloga e projetos na mochila pra todos os lados tivesse um futuro brilhante, que avia conquistado e amadurecido como profissional. Como dizia o saudoso Chorão: "Você tem o direito de falar o que pensa mas não tem o direito de julgar quem não conhece. Liberdade de expressão é um direito de todos mas em vez de falar, então faça algo que preste".

TESTE PROFISSÃO DESENHISTA-CRÁS CONVERSA




TESTE PROFISSÃO DESENHISTA- EDITORA CRÁS

1_ Quantos desenhos você faz por mês?

Tenho a frequência de fazer de 3 a 13 dependendo dos pedidos de amigos, familiares e colegas. Em época de eventos quando trabalho em stand a demanda crescer, por isso contrata mais pessoal pra ajudar no que for necessário.

 2_ Quantos tempo você costuma ficar desenhando quando você pratica?

Geralmente de 1 a 4 Horas geralmente em feriados e fins de semana, mas já teve uma época de ficar de 4 a 8 Horas por dia desenhando constantemente, minha maior motivação sempre foi ganhar premio e revistas em concursos por que na época não tinha acesso à internet.

 3_ Você costuma ler livros técnicos ou teóricos a respeito do assunto?

Costumava lê-los na biblioteca do curso que fazia ate 2013 (CEPAV-CP). Atualmente costumo baixar muitos tutoriais, livros e revistas de HQ, uma vez ganhei no concurso de desenho um livro com boas dicas de elaboração de Roteiro da Editora (Arthur Garcia) muito bom, o importante e busca sempre mais conhecimento nessa área, acredite cada dia as coisas vão ficando mais complicadas e concorridas e devemos busca uma adequação a essas mudanças do contrário ficaremos para trás.

4_ Quanto tempo você ficou lendo e se entretendo com aquilo?

Geralmente de 1 a 2 Horas somente fazendo análise do enredo e seus constantes conflitos pertinentes a trama de cada personagem e suas possíveis soluções. Em alguns casos como do anime Bucky (Band Kids) da qual era muito fã cujo mangá nunca veio aqui pelo Brasil, ao termino do anime reunir com outros fãs no ainda Orkut e criamos um fórum começamos a fazer Fanzine, ate escrevi um Fanfic com 9 Capítulos denominado Black Bucky.

5_ quandovocê assiste filme ou joga videogames, que tipo de coisa você costuma reparar?

No estilo de traço, posições, roupas e ate mesmo as expressões faciais de todos os personagens, os meus favoritos são o traço de Aishi Pró (TenjoTenge) e NoburikoWatsuki (Shaman King) e Oh! Great (Air Gear) que possuir um visual bem moderno referente às tribos urbanas.

6_ Você se interessa mais por cria ou por copiar?

Atualmente tenho 4projetos, 1 consolidado para o BMA e os demais faltando revisa-los, pois ainda eram feitos em formato impresso defanzine independente baseados em autores de minha preferencia. Contudo como ilustrado produzir constantemente para concursos de desenhos (Em eventos ou fórum de Mangakas Amadores) que eram bem criteriosos em julgar cada trabalho e suas categorias, a criatividade sempre prevalência no final das contas.

7_ quando você vai em livrarias, quais sessões você costuma visitar?

Muitas vezes as de Revistas especializadas que trazem novidades do Anime, Mangá, Games. No caso dos Gibis cheguei a colecionar quando mais novo, de RPG sempre gostei mais achava muito salgador o preço, e preferia um mangá mesmo e uma revista de formato e custo menor.

8_ Você Já pesquisou por conta própria faculdades ou cursos relacionados a isso?

Ao termina meus estudos de nível médio, fiz prova e ingressei no curso livre de desenho e fiquei por lá uns 5 Anos, apesar de não ter concluído pelo fator do prédio ser constantemente interditado pela defesa civil, esses atrasos me desmotivaram a continua e resolvi tranca-lo. Atualmente estou concluído meu curso Superior de Artes Visuais na UNIFAP, e trabalho com pesquisa na área do RPG e Eventos. Tenho 2 Projetos com imersas contribuições e incentivos nessa área chamados Anima Unifap e Cruzada Desenho Brasil-CDB.

9_ você tem o costume de ver o trabalho de outros Profissionais?

Bastante pelo fator de esta atuando em uma linha de produção cultural tenho contato direto com produtores, dubladores, editores, roteiristas, e professores de diversas áreas em palestras, oficinas, seminários, ações educativas, tudo da qual sou convidado me ajudar a acumular pontos no currículo Lattes. Tanto e que tiver um projeto aprovado no departamento de extensão Cultural, da qual fiquei 2 Anos atuando como estagiário, já tinha uma vasta experiência e isso pra mim foi uma experiência fantástica, pois tiver oportunidade de sair para s grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, e fazer novas parcerias que serviram de base para a criação de um grupo unido em busca de cooperação em projetos de produções independente voltada para a editoração, mídias e artes digitais.