sexta-feira, 23 de novembro de 2018

AUTOGRÁFOS E DEDICATÓRIA HQ RADICAL

        

Faço o convite a todos os nossos fãs e leitores aqui da nossa HQ radical a visitarem nossa mesa com os produtos e serviços no stand da OPA! Que estará nos dias 17,18 e 19/12 no I Festival da Cultura Nerd do Amapá. Na ocasião estaremos disponibilizando a venda dos nossos acervos de Fanzines, Revistas, adesivos, bonecos, prints com sorteios e novidades.

Aguardarei ansiosamente a todos. ┐( ̄ヮ ̄)┌

(>'-')> Produtos e Serviços no stand da OPA! ] <('-'<)

*Print dos Pôsteres 5$ cada um; [Tamanhos A2 E A3]

*Print com autógrafo e dedicatória 10$ [Tamanhos A2 E A3]

*Tatuagens de Black Henna: A partir de 5$ a Und;

*Adesivos: A partir de 2$ cada;

I FESTIVAL DE CULTURA NERD DO AMAPÁ APRESENTAR:


Produtor Cultural, guia de turismo e professor graduado em Artes Visuais pela Unifap, onde atualmente cursa Jornalismo, o quadrinhista Messias Urameshi nasceu em Macapá no dia 23 de Agosto de 1988 e escreve e desenha quadrinhos desde os seus doze anos de idade.


Membro da Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da Unifap, participou do 1º Aspas Norte e é o autor de uma publicação autoral indepedente, intitulada "O Skatista Boy", cujo primeiro volume foi publicado na Social Comics, a primeira e maior plataforma brasileira de streaming de histórias em quadrinhos.

Além de "O Skatista Boy", Messias também possui os seguintes trabalhos:


* Revista Op@ Magazine (Editora Opa);

* John Gangster ( Fanzine );

* Fanzine Zero ( Fanzine );

* Black Bucky (Dark Fic);

*O manipulador de Fantoches (Dark Fic)

* Guardiões da tribo? ( Roteiro de Literatura Fantástica);

O quadrinhista Messias Urameshi estará no segundo dia do I Festival de Cultura Nerd do Amapá, 18 de dezembro, para falar a respeito da sua trajetória, dos eventos que promoveu e participou com o seu empreendimento, a Osama Produções Artisticas.

Para acompanhar o seu trabalho, siga-o nas redes sociais:

Facebook: /messias.silva.23
Pagina HQbr: https://www.facebook.com/MOSB01
Página OPA: https://www.facebook.com/OsamaPr8
Grupo CDB: https://www.facebook.com/groups/507345312637683


Blogger: http://osamaproap.blogspot.com/

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

CENTRO CÂNDIDO PORTINARI ABRIU INSCRIÇÕES PARA CURSOS FIC’S



O Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari abriu MATRÍCULAS para os Cursos FICs abaixo:

ILUSTRADOR;
SERÍGRAFO;
ARTESÃO DE PINTURA EM TECIDO;

PINTOR DE OBRAS IMOBILIÁRIAS.

Duração do curso até 6 meses; 3x na semana
Matrículas de 08 a 15 de agosto.

Corre que a inscrição é até acabarem as vagas

Documentos necessários:
Identidade;
CPF;
Comp. de residência;
Comp. de escolaridade
Catão do SUS;
1 foto 3x4;

Onde: Av Cônego Domingos Maltês,1976 entre as ruas Santos Dumont e Hildemar Maia, Buritizal.

Informações 981149115.

Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2018/08/09/escola-publica-de-artes-do-ap-abre-150-vagas-para-cursos-profissionalizantes.ghtml

segunda-feira, 2 de julho de 2018

CONGRESSO DE QUADRINHOS IRÁ REUNIR PESQUISADORES DA REGIÃO NORTE

O Aspas Norte irá acontecer em outubro, na Universidade Federal do Amapá.


           A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com o Projeto de Pesquisa História em quadrinhos – UNIFAP realiza entre os dias 25 e 26 de outubro o I ASPAS NORTE – Congresso de quadrinhos da região norte, tendo como tema de fórum “A Linguagem dos Quadrinhos”.  O evento incluirá palestras, oficinas, lançamentos de publicações e a apresentação de trabalhos de pesquisa sobre quadrinhos, O Congresso será realizado no campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá.

O evento terá a participação especial de grandes nomes da pesquisa sobre sequencial, como Iuri Andreas Reblin e Edgar Franco. As oficinas terão como tema “Qualquer um pode fazer quadrinhos”, com Rafael Senra (autor do álbum Balada Sideral), mangá, com Cibele Tenório e Roteiro para quadrinhos, com Gian Danton (ganhador dos prêmios HQ Mix, Angelo Agostini e Araxá, entre outros).

“Nos estados da região norte há muita gente pesquisando quadrinhos, fazendo seu TCC sobre o tema, mas poucos têm condições de pagar passagem para ir a eventos nacionais, como o  Fórum da Aspas e as Jornadas Internacionais de Quadrinhos. Assim, essa é uma ótima oportunidade de apresentar seu trabalho em um evento com o selo da Aspas”, diz o coordenador do evento, professor Ivan Carlo.

As inscrições para participação como ouvinte e/ou envio de resumos podem ser feitas até o dia 31 de julho no endereço https://aspasnorte.wordpress.com. Os resumos aprovados serão divulgados no dia 15 de agosto. O valor das taxas de inscrição variam dependendo da categoria de participação.

Os interessados em participar da apresentação de resumos devem ficar atentos às regras de formatação, datas e pagamento da inscrição. Os participantes com resumo aprovado, assim como aqueles que optaram em participar do evento com ouvintes terão data limite para a efetivação do depósito com desconto até o dia 23 de outubro de 2018 e deverão enviar comprovante de depósito para o e-mail: aspasnorte@gmail.com.

Para maiores informações, clique aqui

sábado, 23 de junho de 2018

NOTA DE REPUDIO: CONTRA INABILITAÇÃO DO MEU PROJETO AUTORAL



Bom gente não costumo expor alguns problemas que enfrento, só que dessa vez a coisa foi seria e me irritou bastante por ser tratar de uma situação atípica. A Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT) lançou um edital de credenciamento de artistas em diversas áreas de atuação para atuarem na programação do MACAPÁ VERÃO 2018. Decidir me inscrever, como das outras vezes segui todos os passos do edital, e entrei com a proposta da HQ radical chamada de O SKATISTA BOY. O meu objetivo era fazer umas ilustrações inéditas com tema ‘’verão’’ e expor nessa edição do evento junto com os outros artistas, até queria sortear alguns pôsteres das obras printados com dedicatórias para o público presente durante o evento que ocorrerá em julho nos balneários da cidade.



 O meu projeto foi habilitado com sucesso na 1º fase, isso me deixou feliz e até estava convicto que iria passar na 2º fase na ANÁLISE TÉCNICA, devido a vasta experiência que possuo, porém tive uma desagradável surpresa, das 7º PROPOSTAS HABILITADAS na 2º Fase somente o meu trabalho. Foi o ÚNICO que não passou como INABILITANDO com uma NOTA INSUFICIENTE DE 27 PONTOS, sendo que os demais passaram com pontuação acima de 40 pontos no total de 50 pontos, ou seja fui desabilitado por 3 pontos baseado no critério de 05 itens do Artigo 21 (Conteúdo Artístico, Exequibilidade de Projeto, Criatividade e inventividade, trajetória profissional comprovada e Interação artística da proposta com a diversidade cultural do Amapá) que foram pontuados pela comissão de curadoria da fundação em OFF (ocultaram as excelências, pode isso fera), no entanto não foi divulgado A NOTA DE CADA UM DESSES ITENS PELA COMISSÃO JULGADORA DE CADA CANDIDATO QUE PARTICIPOU E FUI INABILITADO e isso é um direito de cada um de nós saber dessas informações, vocês não acham?



Entrei com o RECURSO CONTRA O RESULTADO INJUSTO e sem fundamento para a fundação, mas ele sequer foi analisado ou respondido e isso não é a primeira vez, isso já ocorreu com outros colegas artistas em edições anteriores. O que prova como total falta de decoro e compromisso em justificar O MÉRITO DA NOTA NA BASE DO ACHISMO. Isso para mim é muita faltar de preparo em aceitar novas formas, tipos e categorias de artes em ser tratado das diferentes linguagens contemporânea, o que é preocupante por que os artistas não têm nenhum tipo de subsídio a não ser expor de graça em troca de aplausos e elogios que em nada acrescenta no trabalho e sua evolução como artista. 


O que para mim põe em dúvida, a lisura desse edital da FUMCULT que houve favorecimento de muitos membros ativos ligado a essa comissão misteriosa que ninguém sabe quem é. Quanto absurdo e sem menor cabimento isso, quanta falta de respeito com um produtor cultural do meu porte, tentando DESQUALIFICAR O MEU TRABALHO de anos de luta com uma nota que de longe representa o meu empenho e dedicação como artista plástico, professor, Jornalista e Quadrinista.



Na cidade de Macapá já houve uma época em que tínhamos algum reconhecimento e valorização, visto que mesmo com esse cenário desanimador não se tem mais alternativa com um mercado muito escasso de leitores e editoras compromissado com a nossa causa, com apoio de colegas e amigos decidi continuar estudando em busca de conquista, espaço talvez até fora da cidade ou por meio da internet e outros editais. Hoje nossa página alcançou cerca de 715 curtidas e nas plataformas cerca de 50 leitores.



Estou trabalhando meu resumo para o I ASPAS NORTE onde pretendo abordar todos esses pontos negativos e lançá-lo em nosso livro com várias coletâneas, para que outros artistas não sejam vítimas desse tipo de armadilha feita por pessoas que querem diminuir o nosso trabalho à custa de fazer campanha em “Picuinha Política”, quanto a fundação espero que esse tipo de fato não ser repita pra depois dizerem que não avisei, quem me conhece sabe que, quando tenho que resolver algum problema costumo atacar logo a raiz do mesmo, porque trabalho e estudo muito e tenho pouquíssimo tempo disponível. Se vocês têm algum problema pessoal comigo vamos para justiçar resolver, agora manchar a minha reputação dessa forma: EU NUNCA VOU ACEITAR. Vou conversar com meu Advogado para formalizar uma petição pedido esclarecimentos e providencias cabível porque já estou de saco cheio em ser transformado no trouxa da história. 

quarta-feira, 11 de abril de 2018

DIA DO DESENHISTA OCORRERÁ MACAPÁ SHOPPING

Dia do Desenhista 13/04 Macapá Shopping. Das 10h às 21h Venha participar!!

Um dos objetivos do evento, além de homenagear o dia do desenhista, é também  arrecadar valores (doações) para a compra de livros para a biblioteca do Centro.




DIA DO DESENHISTA

3ª Edição Dia do Desenhista do Centro Cândido Portinari: Campanha Livros D’ARTE-ei Ajude a compor a nossa biblioteca com a sua doação! Dia 13 de abril no Macapá Shopping
Há 45 anos a Instituição Cândido Portinari vem contribuindo no fomento da arte e da cultura no Amapá, sendo um celeiro de produções artísticas e, atualmente, se consolida como Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, tendo seu Curso Técnico reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o qual colabora para a formação profissional dos estudantes amapaenses.

A data 15 de abril é marcada pelo Dia do Desenhista e a classe artística comemora este dia. Por estarmos dentro desta seara e ser imprescindível ao Centro a parceria estabelecida com o Macapá Shopping, retomamos a 3ª Edição Dia do Desenhista que se faz no dia 13 de abril de 2018 das 10h às 22h no 2º piso, aproximando a sociedade ao campo de conhecimento da Arte e Cultura e oportunizando- a vivenciar momentos de experiências artísticas, estéticas e culturais. Na oportunidade, se faz necessário dar continuidade a campanha de aquisição de livros para a biblioteca deste Centro.


É um evento artístico cultural aberto ao público com atividades em desenho, pintura e produções artísticas diversificadas, na modalidade de Oficinas (com valores simbólicos) como: mangá, aquarela, carvão, origami, cartonagem, artesanato, demonstrações de técnicas de desenho e pintura ministradas pelos professores-artistas do Centro. Há também, produções de caricatura, atrações musicais e doações de obras e peças de artistas locais para uma exposição integrada. Portanto, esta ação tem como foco de aproximar as pessoas ao convívio da Arte, do fazer artístico e o comprometimento social.


quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

PALESTRA COMO PUBLICAR HQ NO MERCADO EDITORIAL BR 2.0


Quer publicar quadrinhos? Saiba como comigo nesta sexta. Espero todos vocês lá. Abraços!!!

EXPOSIÇÕES DE ILUSTRAÇÕES DE HQ


Exposição: 01 e 02 de Fevereiro de 2018
Visitação: Das 14h às 18h
Local: Biblioteca Elcy Lacerda.
Trago novidades a todos os autores de historias em quadrinhos. Nesse sentido, quero convida-los a participar conosco no evento que celebrar o dia do quadrinho nacional aqui em Macapá. 
Estamos realizados uma mostra com exposição de ilustrações feita por autores de quadrinhos daqui de Macapá que tem ser destacado ao longo desses anos no mercado editorial impresso ou no quadrinho em mídia digital.
Aos interessados bastar entra em contato comigo pelo (96) 99118-2203 (whatts app) e marcaremos o local para coleta dos desenhos de preferencia em formato A4.
Os autores que participarem da exposição terá direito a certificado. Atenção vagas limitadas \o/

• CONCURSO DE FANZINE

REGRA DO CONCURSO FANZINE OPA!

_Desenho dever ser feito em formato A4 de leitura esquerda para direita;
_Dever ser feito manualmente; digital ser houve o caso.
_Dever ser qualquer estilo desde Cômics ao Mangá;
_Dever possuir um Release atrás com nome e contato do participante;
_o Fanzine dever possuir no mínimo 12 e Máximo 32 Paginas;
_capa colorida ficara a critério de cada autor.

* CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

_Técnicas e estilo utilizado na obra e seus elementos compositivos;
_Aproveitamento do espaço e enquadramento no desenho e sua perspectiva
_Maior originalidade e criatividade dos personagens.

E-mail: 

osamaproap@gmail.com ou revistaopamagazine@gmail.com

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O DIA DO QUADRINHO NACIONAL EM MACAPA 2017


Biblioteca Pública Elcy Lacerda irá comemorar o Dia do Quadrinho Nacional
Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, inicia suas atividades de 2018 comemorando o Dia do Quadrinho Nacional em Macapá. O evento acontecerá nos dias 01 e 02 de fevereiro nas dependências da Biblioteca e terá uma rica programação com classificação livre e que terá como destaque as Histórias em Quadrinhos.

O dia do Quadrinho Nacional foi criado em 1984 em homenagem ao quadrinistas Angelo Agostini, que em 30 de janeiro de 1869 publicou a primeira tira de “As Aventuras de Nhô Quim”, considerada uma das primeiras histórias em quadrinhos do mundo. A partir daí a data 30 de janeiro passou a ser comemorada todo ano em diversas cidades. A ideia é valorizar a produção nacional, mostrando os grandes talentos brasileiros da nona arte.
No Amapá o evento contará com a presença do roteirista de quadrinhos Gian Danton, ganhador de diversos prêmios, entre os quais o Angelo Agostini de melhor roteirista de 1999. Ele irá ministrar palestras sobre roteiros para quadrinhos e sobre quadrinhos nacionais.
Segundo o gestor da Biblioteca, José Pastana, “O objetivo do evento é dar visibilidade e valorizar esta importante arte, bem como a atuação dos artistas locais que a ela se dedicam e proporcionar mais conhecimentos sobre alguns componentes de parte da cultura pop em ascensão no Estado, além de transformar este importante aparelho Cultural, que é a Biblioteca, num centro de múltiplas atividades para trocas culturais”.
O evento também terá dois concursos, de Cosplay e K-POP, que é uma dança coreana que envolve coreografia e um visual semelhante ao dos animes (desenhos animados japoneses) e tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil e em Macapá. Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares nas duas categorias. 
A programação é totalmente gratuita e para todas as faixas etárias, proporcionado vivências, informações, arte e cultura.

O Dia do Quadrinho Nacional em Macapá é uma realização do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da Unifap em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, com consultoria de Fernanda Façanha (Cia Beco Teatral) e coordenação da Professora Cleide Façanha e Gibran Santana.
Informações: 99129-4090
PROGRAMAÇÃO 

LOCAL: BIBLIOTECA PÚBLICA ELCY LACERDA

01/02/2018 - QUINTA-FEIRA
17h00 às 18h30 - Oficina de K-POP com Stefany Monteiro (Professora do Studio de Dança Amitiè - STN).

02/02/2018 - SEXTA-FEIRA
14h00 – Vídeo VHQ – A história do quadrinho paraense.
14h40 – Palestra: Como publicar Quadrinho Nacional, com “Osama” Pro.
15h00 -Palestra: Quadrinhos Nacionais: do século XIX ao século XXI, com Gian Danton.
15h40 – Filme: O gralha, o ovo e a galinha e O gralha e oil man.
16h00 - Palestra: Roteiro para quadrinhos, com Gian Danton.
17h00 - Filme: Turma da Mônica – O casamento do século.
14h00 às 17h00 - Demonstração de Maquilagem Artística com Arnanda Oliveira (Creative Makeup).
16h00 às 19h00 - Caricaturas com J.Marcio/CARTUNISTAS AMAPÁ.
18h00 - Apresentação da Cia de Dança Kadosh.
18h10 - Concurso de Cosplay.
18h40 - Apresentação do Grupo Gold Star Dance Cover (Santana).
18h45 - Concurso de K-pop.
15h00 às 17h00 - Criação de painéis de História em Quadrinhos (participação popular), sob coordenação da Professora Mariza Pinheiro.
16h00 às 19h00 - Stand de divulgação e vendas da Cia Beco Teatral e Literap.
16h00 às 19h00 - Stand de vendas Jilian Mimi.

Classificação: livre

SEMANA DO JAPÃO AMAPÁ 2017


Dias 01 a 03 de fevereiro realizaremos a Semana do Japão no Amapá! Prestigie e participe! #semanadojapao #japanweek #日本週間 #rosalua